SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

 

Saúde e Segurança do Trabalho

O Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho da Carbonífera Metropolitana atua de forma a observar e relatar as condições de risco no ambiente de trabalho, visando à prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho na mineração, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com segurança e a saúde dos trabalhadores. Ao todo a empresa mantém 24 Técnicos de Segurança do Trabalho em subsolo, coordenados pela Engenharia de Segurança.

A empresa mantém um programa de gerenciamento de risco, que mostra todos os riscos envolvidos em cada atividade, com as respectivas ações para redução destes riscos. Tem como objetivo a implantação de um planejamento.

O setor é equipado com rádio comunicador, veículos para transporte e resgate, máscaras de resgate e máscaras autônomas para emergência.

Comissão Interna Prevenção de Acidentes na Mineração – CIPAMIN

Tem entre suas funções elaborar mapa de risco, recomendar a implementação de ações contra riscos identificados, analisar e discutir os acidentes ocorridos, acompanhar a implantação do PGR (programa de gerenciamento de risco), participar das inspeções periódicas aos setores, realizar reuniões mensais, realizar reuniões extraordinárias, quando se resulta óbito ou lesões graves, no prazo de 48 horas, requisitar da empresa as CAT (comunicação de acidentes de trabalho) e realizar anualmente a SIPATMIN (semana interna de prevenção de acidentes de trabalho na mineração).

Composição 2014:

Componentes da CIPAMIN;

Presidente: Ricardo André Vincenzi

Vice Presidente: Marcelo Borges Silvano

Titulares:

Alcides Silva de Jesus

Jucemar Horácio

Giovani Manoel De Quadra

Sergio Ramos

Gilvani Cardoso Ninez

Suplentes:

Adriano da Curz Cunha

Olivio Fenalli

Secretário: Rober Garzoni Losso

Brigada de Emergência

É formada pelos integrantes da CIPA, Engenheiros de Segurança no Trabalho, Técnicos de Segurança no Trabalho e Coordenador do Plano de Ação Emergencial e Equipe de Saúde e Segurança do Trabalho. Esta Brigada mantém um brigadista em Ada turno de trabalho.

Projeto Nossas Parceiras pela Segurança

O projeto Nossas Parceiras Pela Segurança mantém uma agenda de encontros com todos os setores da Carbonífera Metropolitana, buscando aproximar cada vez mais a família da empresa e mostrando todo o investimento em segurança que é feito e como tanto colaborador quanto seus familiares devem estar engajados na redução de acidentes de trabalho.

Consultoria Percepção

Realiza de forma continuada o treinamento em subsolo, envolvendo todos os colaboradores que atuam nos conjuntos mecanizados.

Consultoria Comportamento

Treinamento de abordagem de riscos envolvidos na atividade em subsolo. Este trabalho acontece de forma continuada atuando nos vários setores da extração, transporte e manutenção em subsolo.

Mobilização pela Segurança

Realizada a cada quinze dias são realizados momentos de conscientização e informação sobre segurança no trabalho. O encontro é realizado na entrada de todos os turnos de trabalho com foco em todos os colaboradores da empresa.

Minuto da Segurança

Diariamente a cada início de turno e todas as equipes os colaboradores realizam em subsolo o Minuto da Segurança. Neste momento são abordados temas relativos ao dia a dia de trabalho, avaliando situações e riscos do trabalho. Este é mais um projeto realizado de forma continuada e com bons resultados na redução de acidentes e incidentes na empresa.

Treinamento Dioturno de Segurança

Realizado pelos Técnicos de Segurança este treinamento consiste da orientação aos novos colaboradores sobre os riscos envolvidos na atividade. É feito diariamente, a cada turno.

Já os colaboradores que estão em fase de treinamento participam do projeto Anjo da Guarda, onde os Técnicos de Segurança realizam o acompanhamento destes profissionais.

Brigada de Abatimento de Choco

A Carbonífera Metropolitana mantém 3 equipes para realizar o trabalho nos turnos e a Brigada de Choco, que trabalha no quinto turno, fazendo a a tividade de abatimento de choco nos conjuntos mecanizados.

Segurança em Eletricidade

Dois técnicos são efetivos para segurança em subsolo.

Socorristas

Equipe formada por quatro socorristas que fazem treinamento e o efetivo socorro quando necessário. Atuam desde a prevenção em acidentes, treinando primeiros socorros em subsolo, junto aos colaboradores de forma continuada.

Estão treinados para dar respostas rápidas nos casos de acidentes, seja no atendimento ou deslocamento de feridos.