f Meio Ambiente - Carbonífera Metropolitana S/A

MEIO AMBIENTE

O Departamento de Meio Ambiente da Carbonífera Metropolitana é responsável por todo o sistema de gestão ambiental, certificado pela ISSO 14001. Realiza os processos de licenciamento das atividades da empresa, renovações para cumprimento das condicionantes das licenças junto à Prefeitura, Fundação de meio Ambiente e Ibama.

O SGA é o sistema de gestão que permite a empresa executar as suas atividades com a qualidade ambiental necessária para a mitigação dos impactos ambientais e evitar danos ao meio ambiente.

Para garantir a implantação das Diretrizes e as Políticas ambientais da empresa, o SGA conta com uma equipe, formada por 44 profissionais, que inclui três engenheiros, uma bióloga, técnicos em mineração, e operadores. Atualmente, a empresa investe cerca de R$ 600 mil mensais em sistemas de gestão ambiental e recuperação de passivos.

Diariamente esta equipe se divide na operação de processos que garantem o tratamento e controle de resíduos sólidos e efluentes. As águas geradas no processo de extração e águas pluviais coletadas na área industrial são utilizadas no beneficiamento do carvão bruto, encaminhadas para o tratamento e descarte de acordo com padrões legais permitidos.

Recursos Hídricos

A gestão dos recursos hídricos é uma questão estratégica para a Carbonífera Metropolitana, que reduz as áreas de contato responsáveis pela formação da drenagem ácida e realiza monitoramentos, com objetivo de otimizar o uso de água nos processos e a minimização da geração de efluentes, pois a água é considerada um ativo e suas ações de otimização do uso e reuso da água são incentivadas, pelos seus benefícios ambientais e econômicos decorrentes.

Processo e de aumento da eficiência no tratamento e uso da água

Visa a otimização do uso da água, reduzindo a captação com a utilização de fontes alternativas como a água da chuva e efluente.

As águas utilizadas nos processos industriais, vão para a Estação de Tratamento onde recebem cal, para corrigir a sua acidez. Também é adicionado o floculante, um produto orgânico que auxilia na separação da fração de água limpa da fração de água com lodo, gerado na lavagem do carvão.

É no equipamento chamado de Decantador de Lamela onde ocorre a separação da água limpa e água com lodo.
A água limpa, para que possa ser lançada no rio, ainda passa por uma bacia de estabilização, que tem por objetivo garantir a sua qualidade final.

A água com lodo é conduzida até o Filtro Prensa. Este equipamento filtra e retira o lodo da água, tornando-a limpa e pronta para também ser lançada na bacia de estabilização e depois para o rio. Deste processo resta o lodo, que é removido, e destinado ao depósito de rejeito, que também é recuperado e monitorado.

A Tecnologia empregada na Estação de Tratamento de Água, composta pelos decantadores de lamelas, bacias de decantação impermeáveis construídas em argila e pelos filtros prensas, permite que grandes volume de água sejam tratados em pequenos espaços e com melhor qualidade. Atualmente a capacidade instalada da empresa para tratar a água do lavador e da mina é de 1,2 milhões de litros por hora.

Anualmente são realizadas mais de 4500 análises de água por ano.

Recuperação Ambiental

Também atua na recuperação dos passivos ambientais. Desde 2000 a empresa intensificou os investimentos em meio ambiente. Até 2014 chegaram a cerca de R$ 45 milhões.

Biologia

O setor de Biologia mantém projetos e acompanhamento nas áreas recuperadas e em andamento da recuperação e recomposição das áreas de preservação permanente.

Programa de Destinação de Resíduos Sólidos

A empresa mantém um programa continuado de coleta, separação e destinação de resíduos sólidos.

Deposição de Rejeitos

Os rejeitos da mineração são colocados em depósito de rejeito controlado, segundo as técnicas aprovadas no órgão fiscalizador. O atual depósito possui 60 hectares e um novo está sendo preparado, com mais 45 hectares de área de deposição e recuperação.

Mensalmente são colocados em média 60 mil toneladas/Mçes em aterros controlados.

Emissões

A empresa realiza o controle e monitoramento de emissões, bem como um lavador de gás com filtro manga para secagem e moagem do carvão.

Partes interessadas

A empresa realiza o atendimento à comunidade, acionistas e colaboradores, das demandas orientais, bem como a realização de programas sócio-ambientais.

 

Equipamentos

Estação de tratamento

Frota de maquinário composto por tratores, rolo compactador, caminhonete, escavadeiras, carregadeiras, patrola e viaturas para deslocamento das equipes.