29-04-2022
Cerimônia destacou a importância do setor carbonífero e do trabalho dos mineiros
Uma celebração religiosa em homenagem aos mineiros reuniu mais 150 profissionais da mineração de carvão no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, no município de Içara, no dia 22 de abril, durante a Festa da Misericórdia. A cerimônia destacou a importância do setor carbonífero e do trabalho dos mineiros para a região sul de Santa Catarina.
A celebração foi aberta à comunidade e presidida por Dom Vitório Pavanello – Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Campo Grande (Mato Grosso do Sul).
Para a cerimônia, o andor com a imagem de Santa Bárbara (padroeira dos mineiros) foi decorado com carvão bruto e folhas verdes, representando a evolução da mineração e o cuidado das empresas com o meio ambiente. Na entrada principal do Santuário, um túnel também imitou as galerias de subsolo.
Os mineiros participaram da celebração levando bandeiras dos municípios onde as empresas mineradoras estão localizadas, banners e ofertório. Entre os momentos de mais emoção, destaque para a Benção dos Capacetes, ao final da cerimônia, que levou os mineiros de todas as carboníferas ao altar.
Festa da Misericórdia
A Festa da Misericórdia inicia na Páscoa e termina uma semana após, no Domingo da Misericórdia. O Domingo da Misericórdia foi instituído pelo Papa João Paulo II com o objetivo de homenagear o Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, padroeiro do Santuário, em Içara.
Compromisso com o desenvolvimento do Sul Catarinense
O setor carbonífero tem compromisso com o desenvolvimento do Sul Catarinense. As atividades abrangem 15 municípios, geram emprego e renda para mais de 80 mil pessoas e movimentam cerca de R$ 5 bilhões/ano na economia. Além disso, o setor carbonífero realiza ações em prol de causas sociais, ambientais e educacionais. A atenção das empresas com a saúde e a segurança dos trabalhadores também é referência.
Fonte: SIECESC