f Mineração - Geologia - Carbonífera Metropolitana S/A

GEOLOGIA

Sondagem Geológica de Pesquisa

As sondagens geológicas se constituem importantes e úteis ferramentas de pesquisa, pois contribuem decisivamente não só para o planejamento geral de mina, como também para a própria lavra, ao revelar antecipadamente as principais estruturas da camada, como diques e falhas maiores que influenciam nas operações de extração.

As sondagens verticais de superfície, são sistematicamente feitas para detalhamento da jazida ; atingem profundidades de até 400 metros.
As sondagens horizontais no subsolo, desenvolvidas pioneiramente na região carbonífera pela Metropolitana a partir do ano de 1995 , atingem distancias acima de 450 metros.

Planejamento do Escoramento

Executa-se sistematicamente mapeamento mineiro de detalhe em cada frente de extração, desenvolvendo-se também outras técnicas que vão desde as convencionais sondagens verticais de superfície, até as sondagens horizontais no subsolo, utilizando-se adicionalmente um equipamento especialmente desenvolvido para investigações mineiras denominado Stratascope.

O Stratascope é um moderno equipamento de pesquisa geológica, importado pela Carbonífera Metropolitana, pioneira no uso deste equipamento, na região carbonífera, no ano de 1998.